Jornal Turismo - Entrevista com Gerente Geral Flávio Andrade

Confira a lista de perguntas da entrevista

1. Fale sobre sua trajetória dentro da empresa, quais cargos você ocupou antes de assumir a gerência do hotel? Comecei minha carreira na hotelaria na própria rede IHG, passando por diversos hotéis do Brasil e das Américas.
O primeiro emprego foi na área de A&B do Hotel InterContinental do Rio de Janeiro. Cresci nesta área passando por hotéis na Manágua, Miami, Santo Domingo, São Paulo, Aruba e Rio de Janeiro. Em 2004, fiz a implantação do Holiday Inn Salvador, permanecendo como gerente geral até 2008, data em que recebi o convite para comandar um grande hotel em São Paulo, onde estou até o momento.

2. O que é a Holiday Inn hoje? Vocês possuem muitas filiais e parcerias?
Neste ano, o Holiday Inn Parque Anhembi completoua dez anos. Com 40 mil Metrôs quadrados de área construída e 780 apartamentos, o hotel é um dos maiores empreendimento hoteleiros da América do Sul, sendo o maior do Brasil em número de quartos. Ele comporta 1.560 hóspedes, além de possuir um completo serviço de atendimento e infraestrutura com piscina climatizada, academia e 19 salas de eventos para conferências e atividades corporativas. O Holiday Inn Parque Anhembi pertence à rede IHG, que conta com mais de 4.7600 hotéis em quase 100 países.

3. Quais foram os resultados financeiros para a Holiday Inn no primeiro semestre de 2014?
O hotel não divulga essas informações por questões estratégicas

4. Como está a procura pelo hotel neste segundo semestre? Com a volta do calendário de feiras em São Paulo, após o recesso da Copa, estamos com uma ótima procura, acima de nossas expectativas. Também estamos com crescimento na demanda por salas de eventos.

5. Qual público mais procura por reservas, o corporativo ou turistas comuns?
São Paulo é, tradicionalmente um centro de feiras e congressos, e o Holiday Inn Parque Anhembi fica ao lado de um dos principais espaços de eventos do país, o Anhembi. Por esse motivo, a maioria dos hóspedes é proveniente do segmento corporativo. O motivo não são as feiras somente, crescemos muito em eventos e grupos corporativos de empresas que não vem para feira. Entretanto, recebemos muitos turistas de outras cidades e do exterior que vêm assistir ao Carnaval, realizado no Sambódromo, localizado a poucos minutos do hotel, e também aos shows nacionais e internacionais realizados na Arena Anhembi. Eles podem aproveitar toda a estrutura de lazer do hotel como piscina e academia de ginástica.

6. Quais os lucros com o turismo de negócios para a Holiday Inn?
O hotel não divulga essas informações por questões estratégicas.

7. Quais foram os maiores desafios enfrentados este ano?
A Copa do Mundo provocou o recesso de eventos em São Paulo, o que poderia afetar o perfil do nosso hóspede que é corporativo. No entanto, tivemos uma ótima surpresa pois recebemos hóspedes que vieram de outras cidades e do exterior para acompanhar os jogos do Mundial. No entanto, tivemos grupos de empresas ligadas à Copa e hóspedes provenientes de outros países, gerando assim uma boa ocupação.

8. Houve algum crescimento em percentual para a empresa entre 2013 e 2014?
O hotel não divulga essas informações por questões estratégicas.

9. A Copa trouxe muitos benefícios para a Holiday Inn?
A ocupação durante o período dos jogos ficou concentrada no turismo de lazer, no público que veio assistir aos jogos da Copa. Essa foi uma mudança bastante positiva no perfil do nosso hóspede, que geralmente é do segmento corporativo, pois pudemos difundir a excelência dos nossos serviços.

10. Como é o relacionamento do Holiday Inn com o agente de viagem?
O Holiday Inn Parque Anhembi mantém um excelente relacionamento com os agentes de viagem pois sabe que esses profissionais são a porta de entrada para que os hóspedes conheçam a importância que damos ao melhor atendimento, infraestrutura completa e serviços de ótima qualidade.

11. Vocês possuem produtos ou serviços novos?
Nosso hotel procura realizar constantes festivais gastronômicos no restaurante Camauê e ndo Bar Du Hotel, ambos sob o comando do renomado chef Luiz Barbosa. Este ano, já realizamos brunch para as crianças na Páscoa, almoços com música ao vivo no Dia das Mães e dos Pais, Sensações de Inverno com opções como fondues e sopas, a Semana da Pizza, Dia dos Namorados com jantar à luz de velas, entre outros exemplos. Pelo menos uma vez por mês realizamos o nosso já tradicional Jantar Dançante que atrai em torno de 250 pessoas. E as ceias de Natal e Reveillon já se tornaram tradição na região.

12. Quais estratégias de divulgação da empresa?

13. Qual a importância da Abav Expo para a empresa e quais as expectativas para a edição deste ano?
A maior feira de turismo da América Latina é uma ótima vitrine para divulgar as nossas novidades e a qualidade dos nossos serviços para profissionais do turismo e para o público final. A ABAV permite consolidar parcerias e gerar novos negócios, além de fortalecer nossa imagem institucional.

14. Vocês possuem novidades para esta edição do evento? Nesta edição da ABAV queremos divulgar todas as ações voltadas à área da sustentabilidade que implementamos no hotel como o sistema de placas de aquecimento solar que irão aquecer os chuveiros dos quartos bem como as torneiras dos quartos, cozinha e áreas públicas. Também já substituímos 85% das lâmpadas comuns de todo o hotel pelas de led, o que corresponde a 12.800 unidades. As lâmpadas de led apresentam menor consumo de energia e, consequentemente, menor emissão de gás carbônico. Além de promover economia, estas ações contribuem para a preservação do meio ambiente, principalmente em um momento de escassez de chuvas.

15. Vocês participaram de edições anteriores? Se sim, quais?
Nós participamos de ----- edições da ABAV há vários anos no estande próprio da IHG, rede à qual pertencemos.

16. Quais as mudanças que o evento trouxe para a Holiday Inn?
Pela nossa excelente localização, a menos de três minutos do complexo de exposições do Anhembi, onde ocorre a feira, já registramos 95% de ocupação dos nossos 780 quartos durante os dias da ABAV. Essa ocupação é bem maior do que a registrada no ano passado, que foi de 6570%, o que mostra o crescimento e a importância do setor do turismo no Brasil. Além disso, muitos hóspedes voltaram a se hospedar no nosso hotel, o que demonstra a excelência dos nossos serviços, atendimento e instalações.

17. Quais os maiores desafios para a rede durante a Abav?
Nosso desafio é primar pela ótima qualidade dos nossos produtos, atendendo nossos hóspedes com nossa costumeira dedicação.